Tratamento Tópico para Acne na Menopausa

Na época da Peri menopausa e menopausa, os níveis de estrogênio no corpo começam a baixar.

Essa alteração hormonal faz com que algumas mulheres sofram com espinhas nesse período.

Geralmente apresentam níveis normais de andrógenos, mas níveis decrescentes de estrogênio. Essas alterações na proporção de diferentes hormônios podem estimular a produção de sebo, provocando o surgimento de acne.

Mas saiba que existe tratamento e possibilidades de estabilização clicando aqui

Espironolactona:

A espironolactona tem efeitos antiandrogênicos, bloqueando a atividade da 5α-redutase e o receptor de andrógeno nos tecidos periféricos. Doses diária trazem uma melhora na face e nas costas em uma duração média de tratamento de seis meses, com diminuição na gravidade da seborreia e ainda pode potencializar o efeito do tratamento tópico isolado com peróxido de Benzoíla e ácido Azelaico.

Doxiciclina: 

Quando o quadro não evolui bem o tratamento por via oral é associado, utilizando-se antibióticos específicos, da classe das ciclinas como a Doxiciclina.

É considerada um subantimicrobiano e anti-inflamatório, em baixas doses reduz a resistência aos antibióticos e melhorar o perfil de efeitos colaterais.

Azitromicina:

A azitromicina tem sido usada em doses pulsadas variadas proporcionando boa tolerabilidade, efetividade e, ainda promovendo adesão do paciente ao tratamento da acne grau II inflamatória.

Boa opção bem como Tetraciclinas e eritromicina.

Adapaleno:

O adapaleno atua na redução de comedões e possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a diminuir as pápulas inflamatórias comuns nessa faixa etária. Em um estudo de acne adulta o adapalenomostrou redução significativa das lesões inflamatórias (-61%) e lesões não-inflamatórias (-51%) na 12ª semana.

Peróxido de benzoíla:

O peróxido de Benzoíla é um agente tópico comedolítico e antimicrobiano para acne sem resistência conhecida. É preferível ser usado em 2,5% pois em mulheres mais velhas pode causar irritação e secura.

Ácido Azelaico:

O ácido Azelaico tem propriedades anti-inflamatórias, comedolíticas e antimicrobianas e é útil como monoterapia na acne leve. Estudos comprovam que sua aplicação duas vezes ao dia foi moderadamente eficaz na acne leve a moderada, com uma diminuição de 53,9% na contagem total de lesões em 12 semanas.

Dapsona:

O gel de Dapsona possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias e é eficaz e bem tolerado quando usado duas vezes ao dia como monoterapia. Um estudo relatou reduções significativas nas lesões totais médias (diminuição de 52%), lesões inflamatórias (65%) e contagem de comedões (41%; todos P <0,001) em 12 semanas.

 

Compartilhe essa publicação:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp